Untitled Document
index oficina do texto quem somos cases servicos oficina do texto clientes contato
 


4º Seminário Seguros e Riscos Ambientais foi realizado pela AIDA Brasil






Evento foi organizado pelo Grupo Nacional de Trabalho Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade
A AIDA Brasil (Associação Internacional de Direito de Seguros) realizou na última quinta-feira (10) o 4º Seminário Seguros e Riscos Ambientais. O evento, que lotou o auditório do Sindseg-SP, contou com a presença de colaboradores de seguradoras e resseguradoras, advogados, corretores de seguros entre outras personalidades do setor.
“Esse evento objetivou, principalmente, aproximar o consumidor exposto a riscos ambientais aos conceitos relacionados aos riscos, coberturas, peculiaridades e principais produtos do seguro ambiental”, afirmou Pery Saraiva Neto, Presidente do GNT de Riscos, Seguros e Sustentabilidade Ambiental.
O evento, dividido em 4 painéis, debateu temas relacionados ao risco ambiental. O primeiro painel, presidido pelo Presidente do GNT de Riscos, Seguros e Sustentabilidade Ambiental, Pery Saraiva Neto, teve como tema “Riscos Ambientais: expectativas do mercado, principais produtos disponíveis e suas particularidades” e contou com a palestra de Alfredo Chaia, executivo da International Risk Veritas Advisors & Solutions. “O grande questionamento hoje é como lidar com o risco. Isso se dá na forma de como nos posicionamos. Por que não usamos água para fazer tinta ao invés de usar produtos tóxicos? ”, questinou Chaia.
Katia Papaionnaou, líder para a prática de responsabilidade civil ambiental na Marsh, também participou do primeiro painel e apresentou o tema “Responsabilidade Civil Ambiental”. Já Nathalia Gallinari, engenheira ambiental e especialista em seguro ambiental, da AIG, última palestrante do primeiro painel, apresentou o panorama do mercado e os principais produtos disponíveis no Brasil. “Existe um crescimento do mercado. Podemos notar um crescimento em 2016”, afirmou Nathalia.
O segundo painel do dia presidido por Márcio Guerrero discutiu a “Análise e subscrição de riscos complexos”. O painel contou com a palestra de Lívia Barreira, engenheira ambiental, Subscritora de Riscos Ambientais para a América Latina na Liberty Seguros, que apresentou os elementos gerais da subscrição de riscos ambientais e a importância de declarar riscos, pelo segurado.
Bruno Pieroni, Engenheiro de Riscos da JLT e consultor ambiental também integrou o segundo painel do dia e apresentou o tema “Riscos Portuários”. Já Fábio G. Barreto, da Chubb,  finalizou o segundo painel do dia e falou a respeito dos riscos industriais.
O terceiro painel discutiu cases de sinistros atuais e teve como palestrante, Jamila Hernandes Marino, responsável pela avaliação de riscos e gestão de seguros na Ultrapar, que apresentou o tema “Experiência do segurado na regulação de sinistro vultoso”.
A segunda palestra do painel ficou a cargo de Beatriz Cabrera Americano Fernandes,  da Terra Brasis Re, advogada com experiência jurídica e de sinistros em Seguradoras e Resseguradoras, que falou a respeito dos sinistros ambientais a partir da perspectiva do ressegurador.
Já Claudio Alves Galante Junior, Consultor na área de Emergências ao mercado, na área de treinamentos, elaboração de Planos de Emergências, estudos de riscos e consultorias técnicas em geral, apresentou o tema “Emergência ambiental: riscos e custos”.
O quarto e último painel discutiu os aspectos jurídicos atuais dos riscos ambientais e teve como palestrante a Especialista em Direito Ambiental e Consultora de Direito Ambiental da Petrobrás, Margareth Michels Bilhalva, que apresentou o tema “Seguro ambiental em políticas públicas: previsões e perspectivas”. A última palestra ficou por conta do advogado Pery Saraiva Neto, que abordou questões jurídicas, legais e jurisprudencias, relacionados à aproximação entre seguros e meio ambiente.
“O seguro pretende racionalizar sobre os riscos, colocar em uma caixa, com delimitações. O risco ambiental, no entanto, é um tema por si só muito complexo, não linear e de dimensões imprevisíveis. E foi isso que tentamos discutir aqui hoje, como lidar com essa complexidade. Tenho certeza que atingimos este objetivo com absoluto sucesso”, finalizou Pery Saraiva Neto.


       
     
         






Busca de Notícias:
Untitled Document
   
   
Releases
Banco de Imagens
Clipping
Cadastro de Jornalistas
  Boletins

 

Untitled Document
Rua José Prado Montoro. 148 - São Paulo - Tel (11) 5631-8444 / (11) 5631-0281 - oficinadotexto@oficinadotexto.com.br