13ª Edição - Setembro/2017   

Palavra da Presidente

Nessa edição temos o prazer de lançar a 6ª edição da Revista do Direito do Seguro da AIDA Brasil, que é um trabalho desenvolvido com muito empenho pelos nossos Grupos Nacionais de Trabalho. Vale a pena a leitura!

Além disso, em agosto tivemos a grata satisfação de nomear a Dra. Gaya Schneider Paulino como presidente do Grupo Regional da AIDA da Região Cento Oeste . Já em setembro, foi realizado o Seminário do Grupo Nacional de Trabalho de Processo Civil e Seguro, o evento foi divido em dois dias e obteve um ótimo público.

O projeto Cila Jovem, cujo o objetivo é fomentar a participação de jovens talentos na AIDA seja na apresentação de novas ideias ou na possibilidade de renovação e continuidade de nosso trabalho, teve andamento. O Brasil tem a vice-presidência e nossa seção elegerá membros para nossa representação local.

Em breve, teremos novidades sobre o nosso Congresso Nacional que será realizado nos dias 15 e 16 de março de 2018. Contamos com a sua presença!

Revista do Direito do Seguro da AIDA Brasil  - 6ª Edição

"A 6ª edição da Revista do Direito do Seguro da AIDA Brasil revela o trabalho árduo dos Grupos Nacionais de Trabalho após o Congresso de Goiânia e o engajamento da delegação brasileira para se fazer representar como uma das mais numerosas no Congresso Iberolarinoamericano em Santa Cruz de la Sierra na Bolívia.

Os textos apresentados neste volume refletem a riqueza de temas tratados sob os mais diversos pontos de vista pelos Grupos de Trabalho da AIDA e trazem importantes questionamentos a respeieto de nosso setor."

Ana Rita Petraroli - Presidente

O Seguro em Foco

O evento “O Seguro em Foco”, foi apoiado pela AIDA Brasil, pelo Sincor/MS (Sindicato dos Corretores de Seguros e Empresas Corretoras de Seguros de Mato Grosso do Sul), pelo Sindseg (Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso do Sul), pela OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul) e pela Escola Nacional de Seguros, realizado do dia 22de agosto, no auditório do Sebrae, em Campo Grande (MS).

O Evento foi marcado pela posse da advogada Gaya Lehn Schneider Paulino, que assumiu a presidência do grupo regional de trabalho da AIDA (Associação Internacional de Direito de Seguros) – Região Centro-Oeste. A nomeação foi anunciada pela presidente da AIDA Brasil, Ana Rita Petraroli Barreto.

Direito processual civil e direito do seguro foram debatidos pela AIDA Brasil

Nos últimos dias 13 e 20 de setembro, foi realizado o evento da Associação Internacional de Direito de Seguro – AIDA Brasil que debateu o tema “Considerações sobre direito processual civil e o direito do seguro”, que aconteceu no auditório do Sindseg-SP sob a coordenação do Dr. Luís Antônio Giampaulo Sarro, Presidente do GNT de Processo Civil e Seguro da AIDA.

Os temas que foram abordados nesse seminário são super importantes e atuais, ressalto os precedentes e o novo CPC e como eles impactam na nossa realidade de advogados da área de direito do seguro: É importantíssimo que nós entendamos que esses sistemas causam efeitos que todos sentirão na prática, então não é só o advogado de contencioso e o que milita no mercado de seguros, mas também o técnico, o empresário e o administrador de seguros devem entender que agora nós temos uma nova forma de pensar a litigiosidade no mercado de seguros, devemos pensar nos efeitos que podem produzir na decisão de litigar ou não sobre determinada questão”, explica o Dr. João Eberhardt Francisco.

Cila Jovem

A presidente do Comitê Iberolatinoamericano CILA, Andrea Signorino, informou que de acordo com a eleição feita para o Comitê Geral do CILA Jovem foram eleitos em primeiro lugar: Como Presidente - Alex Gómez Pérez da Colômbia, Vice-presidente - Maiara Bonetti Fenil do Brasil e como Secetário - Andrés Rivadeneira Cevasco do Peru.

O Brasil está muito orgulhoso, porque foi eleita como vice-presidente desse Comitê Geral do CILA Jovem a Dra. Maiara Bonetti Fenili. Seguindo as diretrizes dadas pelo CILA, a AIDA Brasil  criará uma Comissão Nacional do CILA Jovem que vai trabalhar em conjunto com a Comissão geral do CILA”, explica Dra. Ivy Cassa, diretora de Relações Internacionais da AIDA Brasil.

O  público do Comitê Geral do Cila Jovem é de pessoas de até 35 anos e o objetivo do grupo é aproximar os advogados dessa faixa etária da AIDA.

 

Maiara Bonetti Fenili
Vice-Presidente do Cômite Geral do CILA Jovem

Próximos eventos:

26/10 - Inovação, Seguros Cibernéticos e as Soluções de Conflitos nos Novos Tempos - SP
27/10 - Simpósio - Relações de Processo Civil e Seguro
08/11 - I Seminário Manuel Póvoas - SP

2018
15 e 16/03 - XII Congresso Brasileiro de Direito do Seguro e Previdência - SP
10 a 13/10 - Congresso Mundial AIDA - RJ

Produção: Oficina do Texto Assessoria de Comunicação Jornalista
Responsável: Paulo Alexandre